ZUANDO SOM -  Literatura e Música Infantojuvenil

O Zuando Som foi criado pelo compositor, escritor, músico e professor brasileiro Rodrigo Prates.  

No Brasil, foram realizados shows e workshops em diversos estados sensibilizando, educando e divertindo milhares de crianças, famílias e educadores.

 

O ZS foi indicado três vezes ao Prêmio Açorianos de Porto Alegre/RS na categoria Melhor Disco Infantil. 

 

Em 2012,  ganha um  edital  do Ministério da Cultura para a realização do projeto "Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs." 

As performances apresentam canções originais que valorizam a inteligência da criança e revelam o cotidiano infantil de forma lúdica, criativa e delicada.
No Zuando Som, o lobo  pode ser bonzinho, a bruxa toca violão e temas contemporâneos como as redes sociais são abordados de forma responsável e educativa. As brincadeiras tradicionais também adquirem novos significados junto ao público.

 Contar e cantar histórias também fazem parte do nosso portfólio: 

 A cAntação da história "O Velho dos Cabelos de Mola" (WS Editor)  mescla música, emoção e literatura envolvendo o público numa história comovente escrita por Walmor Santos sobre a ideia de Rodrigo Prates. Este espetáculo já foi apresentado em mais de duzentas escolas no Rio Grande do Sul. 

 No Zuando Som, a letra de música é entendida como gênero literário e por meio de fundamentações teóricas e divertidas oferecemos as crianças e aos adultos  (māe, pais, cuidadores e professores) Workshops de musicalização literária, uma conversa ilustrada com música, brincadeiras e literatura.

 Em 2017, o Zuando Som lançou no Estado de São Paulo (Livraria da Vila) e Porto Alegre ( Feira Literária) o abecedário ilustrado por Marcel Trindade: "Um Alfabeto Diferente" (Edibook editora)  somando  Literatura, música e artes visuais em um mesmo projeto.

 2018, foi um ano marcado por mudanças para o ZS. Decididos a descobrirem novos públicos fora do Brasil, Rodrigo e Paula imigram para Portugal. Em Lisboa, promovem diversas apresentações e Workshops com pais, māes/cuidadores, professores e crianças. 

 Em 2019, o ZS desembarca em Miami/EUA para o desenvolvimento da Língua Portuguesa em escolas, ONGS, centro comunitários e igrejas. 

 2020 e 2021, foram anos marcados pela pandemia de Covid 19, porém mesmo a distância o ZS continuou contribuindo e agregando valor à língua de herança através de encontros online com alunos da escola Ada Merrit em Miami. Neste mesmo ano, também faz duas apresentações na Feira Literária da mesma cidade. 

 Em 2022, com a volta das apresentações ao vivo, decidimos lançar o disco "Grávido de Música" e continuamos agregando parceiros e somando diariamente para o desenvolvimento cultural das famílias brasileiras que moram nos EUA.

O Zuando Som possuí seis publicações entre discos e livros: 

 

1,2,3 Quer Que Eu Cante Outra Vez? (independente 2002)

O Velho dos Cabelos de Mola ( livro/disco - WS Editor 2011)

Eta, Bicharada Gulosa (livro/disco - WS Editor 2012)    

Fé e Pė (Independente 2012)

Um Alfabeto Diferente ( livro/disco Edibook Editora 2017)

Grávido de música -  (lançamento setembro/2022)

Durante estes anos, realizamos apresentações e workshops em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Sul em espaços diferenciados. As livrarias: (Saraiva / Livraria Cultura / Livraria da Vila), além de  Centros Culturais, Feiras literárias, Escolas, MIS/SP ( Museu da Imagem e do Som )  SESC/ SP e SESC/RS / SESC RJ/  SESC/ SC e  alguns centros comerciais também contrataram com sucesso o Zuando Som para os seus eventos. Através das Câmaras, teatros, escolas e editais, oportunizamos aos professores, pais e alunos brincadeiras cantadas resgatando a afetividade e a interação lúdica entre adultos e crianças.