top of page

Nossa História

O Zuando Som é um projeto musical e educativo criado pelo compositor, escritor, músico e professor brasileiro, Rodrigo Prates. Desde sua criação, o ZS tem realizado shows e oficinas em diversos estados do Brasil, encantando e educando milhares de crianças, famílias e educadores.

A proposta do Zuando Som é valorizar a inteligência das crianças e revelar o cotidiano infantil de forma lúdica, criativa e delicada através de suas canções originais. No mundo do Zuando Som, o lobo pode ser bonzinho, a bruxa toca violão e temas contemporâneos, como o uso das redes sociais, são abordados de maneira responsável e educativa. Além disso, as brincadeiras tradicionais ganham novos significados junto ao público.

Uma das características marcantes do projeto é a compreensão da letra de música como um gênero literário. Com base em fundamentações teóricas e divertidas, o Zuando Som oferece oficinas de musicalização literária, proporcionando uma conversa ilustrada com música, brincadeiras e literatura para crianças e adultos, incluindo mães, pais, cuidadores e professores.

Em 2012, o Zuando Som recebeu um edital do Ministério da Cultura, tornando possível a realização do projeto "Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs."

No ano de 2017, o Zuando Som lançou o livro "Um Alfabeto Diferente," ilustrado por Marcel Trindade, que mesclou literatura, música e artes visuais em um projeto único. O lançamento ocorreu nas cidades de São Paulo, na Livraria da Vila, e em Porto Alegre, durante a Feira Literária.

Com o desejo de explorar novos públicos fora do Brasil, em 2018, Rodrigo e Paula Cardoso, a produtora e coordenadora dos projetos educacionais do Zuando Som, imigraram para Portugal, onde promoveram diversas apresentações e workshops envolvendo pais, mães/cuidadores, professores e crianças em Lisboa.

Em 2019, o ZS deu continuidade à sua jornada, expandindo suas atividades para outros países, como o Reino Unido e os Estados Unidos. Em Miami, o projeto focou em desenvolver a Língua Portuguesa em escolas, ONGs e centros comunitários, alcançando crianças e adolescentes com laços afetivos com o Brasil.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021, o Zuando Som manteve seu compromisso com a educação e a língua portuguesa, continuando a contribuir e agregar valor por meio de encontros online, em parceria com a professora e psicopedagoga Paula Cardoso. Além disso, o projeto realizou duas apresentações online na Feira Literária de Miami.

Em 2022, com a normalização das aulas nas escolas, o Zuando Som voltou aos palcos presenciais, apresentando-se na Escola Ada Merritt, em Miami. Paralelamente, surgiu uma iniciativa inovadora que veio a ser conhecida como "Super Brasil". Esse projeto foi concebido a partir das tutorias de Língua Portuguesa conduzidas pela talentosa Paula, que além de produzir e coordenar o Zuando Som, é psicopedagoga e especialista em alfabetização.

Dentro do programa "Super Brasil", o ensino da língua é realizado por meio de canções especialmente criadas para auxiliar a Paula no processo de alfabetização e no ensino da língua em sua totalidade. O objetivo central desse programa é proporcionar uma aprendizagem significativa e preservar a língua e cultura brasileira para crianças e adolescentes que possuem laços afetivos com o Brasil.

O Zuando Som continua sua trajetória de sucesso, encantando e educando crianças e jovens através da música, da literatura e de todo o carinho dedicado à Língua Portuguesa brasileira. O compromisso com a educação e a cultura permanece firme, e o projeto segue sendo uma importante referência no cenário educacional e cultural.

O Zuando Som possuí seis publicações entre discos e livros: 

 

  • 1,2,3 Quer Que Eu Cante Outra Vez? (independente 2002)

  • O Velho dos Cabelos de Mola ( livro/disco - WS Editor 2011)

  • Eta, Bicharada Gulosa (livro/disco - WS Editor 2012)    

  • Fé e Pė (Independente 2012)

  • Um Alfabeto Diferente ( livro/disco Edibook Editora 2017)

  • Grávido de música -  (lançamento janeiro/2023)

 

Durante estes anos, realizamos apresentações e oficinas  em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Sul em espaços diferenciados. As livrarias: (Saraiva / Livraria Cultura / Livraria da Vila), além de  Centros Culturais, Feiras literárias, Escolas, MIS/SP ( Museu da Imagem e do Som )  SESC/ SP e SESC/RS / SESC RJ/  SESC/ SC , Lisboa/PT, Miami/EUA .

Nossos Parceiros

Parceiros (1)_edited.jpg
bottom of page