Nossa História
O Zuando Som é um projeto musical e educativo criado pelo compositor, escritor, músico e professor brasileiro, Rodrigo Prates. Desde sua criação, o ZS tem realizado shows e oficinas em diversos estados do Brasil, encantando e educando milhares de crianças, famílias e educadores.
A proposta do Zuando Som é valorizar a inteligência das crianças e revelar o cotidiano infantil de forma lúdica, criativa e delicada através de suas canções originais. No mundo do Zuando Som, o lobo pode ser bonzinho, a bruxa toca violão e temas contemporâneos, como o uso das redes sociais, são abordados de maneira responsável e educativa. Além disso, as brincadeiras tradicionais ganham novos significados junto ao público.
Uma das características marcantes do projeto é a compreensão da letra de música como um gênero literário. Com base em fundamentações teóricas e divertidas, o Zuando Som oferece oficinas de musicalização literária, proporcionando uma conversa ilustrada com música, brincadeiras e literatura para crianças e adultos, incluindo mães, pais, cuidadores e professores.
Em 2012, o Zuando Som recebeu um edital do Ministério da Cultura, tornando possível a realização do projeto "Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs."
Em 2014, o Zuando Som passou a contar com a parceria, da pedagoga, pós graduada em psicopedagogia e especializada em alfabetizacao Paula Cardoso que começa a coordenar todos os projetos Educacionais do Zuando Som.
E
No ano de 2017, o Zuando Som lançou o livro "Um Alfabeto Diferente," ilustrado por Marcel Trindade, que mesclou literatura, música e artes visuais em um projeto único. O lançamento ocorreu nas cidades de São Paulo, na Livraria da Vila, e em Porto Alegre, durante a Feira Literária.
Com o desejo de explorar novos públicos fora do Brasil, em 2018, Rodrigo e Paula Cardoso, sua parceira ,de vida, professora , psicopedagoga coordenadora dos projetos educacionais e da produção executiva do Zuando Som , imigraram para Portugal, onde desenvolveram diversas apresentações e workshops envolvendo pais, mães/cuidadores, professores e crianças em Lisboa.
Em 2019, o ZS deu continuidade à sua jornada, expandindo suas atividades para outros países, como o Reino Unido e os Estados Unidos. Em Miami, o projeto focou em desenvolver a Língua Portuguesa em escolas, ONGs e centros comunitários,
Apesar dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021, o Zuando Som manteve seu compromisso com a educação e a língua portuguesa, continuando a contribuir e agregar valor por meio de encontros online. Além disso, o projeto realizou duas apresentações online na Feira Literária de Miami/FL.
Em 2022, o Zuando Som passa a ser chamado de Zuando Som " Música , Amor e Educação" e surge uma nova metodologia para o ensino da Língua Portuguesa por meio da música com atividades especialmente desenvolvidas por Paula Cardoso para o desenvolvimento pedagógico e emocional das crianças e adolescentes com laços afetivos com o Brasil.
Em 2023, o ZS lança o álbum " Grávido de Música"
Dentro do programa "Aprenda Português com Música", o ensino da língua é realizado por meio de canções especialmente criadas para auxiliar a Paula no processo de alfabetização e no ensino da língua em sua totalidade. O objetivo central desse programa é proporcionar uma aprendizagem significativa e preservar a língua e cultura brasileira para crianças e adolescentes .
O Zuando Som continua sua trajetória de sucesso, encantando e educando crianças e jovens através da música, da literatura e de todo o carinho dedicado à Língua Portuguesa brasileira. O compromisso com a educação e a cultura permanece firme, e o projeto segue sendo uma importante referência no cenário educacional e cultural.
O Zuando Som possuí seis publicações entre discos e livros:
-
1,2,3 Quer Que Eu Cante Outra Vez? (independente 2002)
-
O Velho dos Cabelos de Mola ( livro/disco - WS Editor 2011)
-
Eta, Bicharada Gulosa (livro/disco - WS Editor 2012)
-
Fé e Pė (Independente 2012)
-
Um Alfabeto Diferente ( livro/disco Edibook Editora 2017)
-
Grávido de música - (lançamento janeiro/2023)
Durante estes anos, realizamos apresentações e oficinas em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Sul, Lisboa/PT, Miami/FL, em espaços diferenciados. Em livrarias como: (Saraiva / Livraria Cultura / Livraria da Vila), além de Feiras literárias, Escolas e Centros Culturais como: MIS/SP (Museu da Imagem e do Som ) , SESC/ SP e SESC/RS / SESC RJ/ SESC/ SC , Centro de Cultura " Braço de Prata" Lisboa/PT, Consulado Geral do Brasil em Miami/EUA .