top of page

Nossa História

Zuando Som – Música, Amor e Educação

O Zuando Som é um projeto musical e educativo idealizado pelo compositor, escritor, músico e professor brasileiro Rodrigo Prates, em atividade há mais de 20 anos no Brasil e no exterior. Criado com a missão de unir arte, afeto e aprendizagem, o projeto tem encantado milhares de crianças, famílias e educadores por meio de espetáculos autorais, oficinas formativas e materiais pedagógicos inovadores.

Desde 2014, o Zuando Som conta com a parceria da psicopedagoga Paula Cardoso, pós-graduada em neurociência com ênfase em educação musical. Ela passou a coordenar a área pedagógica do projeto, estruturando formações para professores, atividades para crianças, além de liderar a produção executiva das ações nacionais e internacionais.

Proposta Educativa

O Zuando Som valoriza a inteligência sensível da infância, traduzindo o cotidiano infantil em canções lúdicas, poéticas e provocadoras. No universo do projeto, a bruxa toca violão, o lobo pode ser gentil e até o uso das redes sociais vira tema de reflexão. Brincadeiras tradicionais ganham novos significados, e a letra de música é tratada como um gênero literário, integrando música, literatura e oralidade em experiências afetivas e educativas.

Essa abordagem gerou a criação das oficinas de musicalização literária, voltadas tanto para crianças quanto para educadores e cuidadores. Essas oficinas conectam brincadeiras, linguagem e música em vivências que apoiam o desenvolvimento pedagógico e emocional.

Uma trajetória internacional

Em 2012, o projeto foi contemplado pelo edital do Ministério da Cultura com Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs.

Em 2017, foi lançado o livro-disco Um Alfabeto Diferente, ilustrado por Marcel Trindade, com estreias em São Paulo (Livraria da Vila) e Porto Alegre (Feira Literária).

Em 2018, Rodrigo e Paula imigraram para Portugal, levando o Zuando Som a escolas e espaços culturais em Lisboa, onde também iniciaram oficinas com educadores e famílias. Nos anos seguintes, o projeto chegou ao Reino Unido e aos Estados Unidos, com destaque para as ações em Miami (FL), em parceria com o Consulado-Geral do Brasil, ONGs e centros bilíngues, promovendo o ensino da Língua Portuguesa como identidade e afeto.

Durante a pandemia, o Zuando Som manteve seu compromisso com a educação, promovendo encontros online, lives musicais e participações na Feira Literária de Miami, além de aprofundar a metodologia que deu origem ao programa:

 

Aprenda Português com Música

Desenvolvido por Paula Cardoso, o programa é voltado à alfabetização e ao ensino da língua portuguesa para crianças brasileiras dentro e fora do país. A metodologia combina neurociência, arte e vínculo afetivo, com base em canções inéditas compostas por Rodrigo Prates para auxiliar o desenvolvimento linguístico e emocional.

 

Novos álbuns e materiais pedagógicos

Em 2023, o Zuando Som lançou o álbum "Grávido de Música", que marcou a transição para uma nova fase mais poética, com canções que exploram o imaginário infantil.

Em 2024, foi lançado o álbum "MAE – Música, Amor e Educação", com participações especiais de André Abujamra, Maestro Tiquinho, Pedro Luís, Wado, Baia e Daniel Camiranga. O disco ultrapassou 200 mil visualizações no YouTube e inspirou a criação dos Guias Pedagógicos MAE, com propostas de atividades voltadas para professores e famílias.

 

O retorno ao Brasil e nova temporada

Em 2025, após 8 anos de atuação no exterior, o Zuando Som retorna ao Brasil com uma nova temporada de espetáculos e oficinas. O projeto está sendo apresentado a instituições culturais e educacionais em diversas cidades brasileiras, reafirmando sua missão de unir arte, educação e cultura brasileira com afeto e compromisso social.

 

Publicações do Zuando Som (livros e álbuns)

  • 1, 2, 3 Quer Que Eu Cante Outra Vez? – Álbum (2002)

  • O Velho dos Cabelos de Mola – Livro/Disco (WS Editor, 2011)

  • Eta, Bicharada Gulosa – Livro/Disco (WS Editor, 2012)

  • Fé e Pé – Álbum (2012)

  • Um Alfabeto Diferente – Livro/Disco (Edibook Editora, 2017)

  • Grávido de Música – Álbum (2023)

  • MAE – Música, Amor e Educação – Álbum + Guias Pedagógicos (2024)

 

Atuação em eventos e espaços culturais

O Zuando Som já se apresentou em dezenas de cidades no Brasil e no exterior, incluindo:

Brasil:
São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Sul.

Exterior:
Lisboa (Centro Cultural Braço de Prata), Londres, Miami (Feira Literária, escolas e Consulado-Geral do Brasi
l).


Livrarias Saraiva, Cultura e da Vila, Feiras Literárias, Escolas, Centros Comunitários, SESCs (SP, RS, SC, RJ), MIS/SP, entre outros.

Nossos Parceiros

Parceiros (1)_edited.jpg
bottom of page